Mensagens populares

segunda-feira

O MILAGRE DO PERDÃO E DO ARREPENDIMENTO


Viva amigos!!! Todos nós em algum ponto de nossa vida já tivemos necessidade do perdão e do arrependimento. Estes são dois assuntos que dava aqui para muita conversa, mas não é meu intuito vos aborrecer e vos por a dormir neste momento.

A capacidade de perdoar não é tarefa nada fácil, vocês que já passaram por isso e sabem bem disso, quando alguém nos maltrata, nos injuria, diz calunias sobre nos, e em extremos casos quando nos rouba ou viola ou agride  fisicamente ou mata alguém de nossa família ou um amigo chegado, ai as coisas são completamente diferentes, uma coisa é ouvir-mos falar de historias, ou fábulas, ou filmes, mas quando nos toca a nos mesmos o caso é completamente diferente, e o perdão muitas vezes pode-se tornar impossível para alguns ou até mesmo haver desejo de vingança, ódio, e de pagar com a mesma moeda,"olho por olho, dente por dente", e podemos pensar que por exercer algum tipo de vingança vamos amenizar a nossa dor ou o nosso sofrimento, mas ai não está a solução, vamos nos matar pouco a pouco remoendo naquilo, vivendo para aquilo e vai acabar por nos consumir e nos tornar pessoa azedas, tristes, e de mal com a vida, e pois como podemos nós sermos perdoados, se não temos a capacidade de perdoar também? "Quem não tem pecado que atire a primeira pedra!" E todos se foram embora, pois todos tinham pecado.

O perdão requer esquecer, muitas vezes dizemos;"Perdoou, mas não esqueço." Mas como é possível tal coisa? Se não esquecemos não estamos realmente a perdoar! Perdoar é esquecer e não voltarmos a lembrar de tal coisa, não é fácil, e cada um pode falar por si próprio, depende de pessoa para pessoa, da relação que temos com quem nos ofendeu, do que nos foi feito, e por ai em diante, mas no fim das contas a decisão de perdoar e esquecer é só nossa e de mais ninguém, ninguém nos pode obrigar a perdoar e do mesmo modo também ninguém nos pode obrigar a nos sentirmos ofendidos, temos o livre-arbítrio, a liberdade de decidir por nos mesmos.

O Arrependimento é a capacidade que nós temos de ficar tristes e sentir remorsos por algo que nos fizemos e não o desejávamos ter feito, talvez o tenhamos feito sem pensar, reagimos a quente, foi num momento de raiva e de descontrolo.

Mas devemos ter a capacidade de pedir perdão a quem fizemos mal, ter a humilde e a coragem suficiente para fazê-lo, e acreditem que são mesmo necessárias, e muitas vezes dar o braço a torcer não é nada fácil, mas se estamos realmente arrependidos temos de conseguir fazê-lo.

Depois de pedir-mos perdão, o problema não já não é nosso, fizemos por assim dizer a nossa  parte, agora cabe á outra pessoa perdoar ou não.

Quero vos deixar aqui alguns passos importantes para nos realmente nos arrepender-mos:

Devemos Reconhecer Nossos Pecados

O primeiro passo do arrependimento é admitir para nós mesmos que pecamos. Se não fizermos isso, não poderemos nos arrepender.
Alma aconselhou o filho Coriânton, que havia sido infiel em seu chamado missionário e cometido sérios pecados: "( Deixa) apenas teus pecados te preocuparem, com aquela preocupação que te levará ao arrependimento. (...) Não procures, mesmo nas mínimas coisas, desculpar-te de teus pecados." (Alma 42:29-30) As escrituras nos aconselham a não tentarmos justificar práticas pecaminosas. (Ver Lucas 16:15-16.)
Não podemos esconder nada de nós mesmos ou do Senhor.

Devemos Sentir Tristeza por Nossos Pecados

Além de reconhecer nossos pecados, devemos sentir uma tristeza sincera pelo que fizemos de errado. Devemos sentir que são pecados terríveis. Devemos querer libertar-nos deles e abandoná-los. As escrituras nos dizem: "Todos aqueles que se humilharem diante de Deus, e desejarem baptizar-se, e vierem com corações quebrantados e espíritos contritos (...) que se arrependerem verdadeiramente (...) serão recebidos por baptismo na Sua Igreja." (D&C 20:37)

Devemos Abandonar Nossos Pecados

A tristeza sincera deve levar-nos a abandonar (parar de cometer) o pecado. Se roubamos alguma coisa, não roubaremos mais. Se mentimos, não mentiremos mais. Se cometemos adultério, não mais o faremos. O Senhor revelou ao Profeta Joseph Smith: "Por este meio, podereis saber se um homem se arrepende de seus pecados-eis que ele os confessará e os abandonará." (D&C 58:43)

Devemos Confessar Nossos Pecados

Confessar os pecados é muito importante. O Senhor nos mandou que fizéssemos isso. A confissão tira um grande peso do peca-dor. O Senhor prometeu: "Eu, o Senhor, perdoo pecados, e sou misericordioso para com aqueles que com corações humildes os confessam." (D&C 61:2)
Devemos confessar todos os nossos pecados a Deus. Além disso, devemos confessar pecados sérios como adultério, fornicação e roubo, que podem afectar nossa posição na Igreja, à autoridade apropriada do sacerdócio. Se pecamos contra uma outra pessoa, devemos confessar a quem prejudicamos. Alguns pecados menos sérios envolvem somente a nós e ao Senhor. Estes podem ser confessados apenas a Deus.

Devemos Fazer a Restituição

Parte do arrependimento é fazer restituição. Isso significa que, até onde for possível, devemos transformar em bem qualquer mal que tenhamos cometido. Por exemplo: um ladrão deve devolver o que roubou. Um mentiroso deve tornar conhecida a verdade. Um caluniador que tenha manchado o carácter de uma pessoa, deve esforçar-se por restaurar o bom nome dela. Se fizermos essas coisas, Deus não mencionará nossos pecados quando formos julgados. (Ver Ezequiel 33:15-16.)

Devemos Perdoar aos Outros

Uma parte vital do arrependimento é perdoar os que pecaram contra nós. O Senhor não nos perdoará, a menos que tenhamos o coração completamente limpo de todo o ódio, amargor e maus sentimentos a respeito de outras pessoas. (Ver 3 Néfi 13:14-15.) "Portanto, digo-vos, que deveis vos perdoar uns aos outros. Pois aquele que não perdoa a seu irmão as suas ofensas, está em condenação diante do Senhor; pois nele permanece o pecado." (D&C 64:9)

Deixo-vos aqui uns links para um excelente filme e livro que abordam estes assuntos:

Após cumprir 19 anos de prisão com trabalhos forçados por ter roubado comida, Jean Valjean (Liam Neeson) é acolhido por um gentil bispo (Peter Vaughan), que lhe dá comida e abrigo. Mas havia tanto rancor na sua alma que no meio da noite ele rouba a prataria e agride seu benfeitor, mas quando Valjean é preso pela polícia com toda aquela prata ele é levado até o bispo, que confirma a história de lhe ter dado a prataria e ainda pergunta por qual motivo ele esqueceu os castiçais, que devem valer pelo menos dois mil francos. Este gesto extremamente nobre do religioso devolve a fé que aquele homem amargurado tinha perdido. Após nove anos ele se torna prefeito e principal empresário em uma pequena cidade, mas sua paz acaba quando Javert (Geoffrey Rush), um guarda da prisão que segue a lei inflexivelmente, tem praticamente certeza de que o prefeito é o ex-prisioneiro que nunca se apresentou para cumprir as exigências do livramento condicional. A penalidade para esta falta é prisão perpétua, mas ele não consegue provar que o prefeito e Jean Valjean são a mesma pessoa. Neste meio tempo uma das empregadas de Valjean (que tem uma filha que é cuidada por terceiros) é despedida, se vê obrigada a se prostituir e é presa. Seu ex-patrão descobre o que acontecera, usa sua autoridade para libertá-la e a acolhe em sua casa, pois ela está muito doente. Sentindo que ela pode morrer ele promete cuidar da filha, mas antes de pegar a criança sente-se obrigado a revelar sua identidade para evitar que um prisioneiro, que acreditavam ser ele, não fosse preso no seu lugar. Deste momento em diante Javert volta a persegui-lo, a mãe da menina morre mas sua filha é resgatada por Valjean, que foge com a menina enquanto é perseguido através dos anos pelo implacável Javert.


Download: Filme Inglês Legendado Parte 1 Aqui Parte 2 Aqui
                       Dobrado Português Parte 1 Aqui Parte 2 Aqui
                    Livro:Aqui

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...