Mensagens populares

sábado

ENSINO: NÃO HÁ MAIOR CHAMADO

Viva Amiguinhos!!! Toda a nossa vida estamos a aprender coisas novas, a todo o momento, a toda a hora, apesar da maioria das vezes nem dar-mos por isso, pensamos que só estamos a ser ensinados e a realmente a aprender quando entramos numa sala de aula, mas na realidade estamos sempre aprendendo, desde do momento em que nascemos até ao momento da nossa morte.


A importância do ensino é tremenda, de ele depende toda a nossa vida, e a educação começa com os nossos pais, mesmo ali no momento em que nascemos, quando somos bebes, e não é nada fácil ensinar as crianças, claro que depende de criança para criança, todas são diferentes e nem todas são atraídas pelas mesmas coisas, e agora que tenho um bebe posso compreender isso muito bem, da experiência que tenho tido com ele, e anteriormente com filhos de amigos meus, mas é importante dar-mos-lhes uma boa educação e bons ensinamentos, mas o problema na maioria das vezes é que não temos nos próprios essa educação e nem instruccao para dar, pois também não a recebemos de nossos pais, ou da escola, ou da vida, e muitas vezes pensamos que estamos a fazer as  coisas da maneira correcta, e não estamos!


Hoje em dia o acesso a educação está mais fácil, a educação é praticamente gratuita, comparada com o antigamente e com muitas países do mundo, e também temos muitos meios de comunicação pelos quais podemos retirar muita instrução, as vezes nem sempre a melhor, mas sempre andamos mais informados do que andávamos antigamente. Mas a maioria de nossa educação é dada por nossos professores na escola, pois é lá onde passamos maior parte da nossa juventude, então é uma grande responsabilidade ser professor, apesar de hoje em dia a profissão estar um tanto ou quanto banalizada, é uma grande responsabilidade ensinar seres humanos a serem grandes Homens e muitos ponderam ser os futuros lideres do nosso mundo, então os professores precisam de ser realmente bons, sei que a instrução que recebem para serem bons professores é pouco ou nenhuma, mas se o estado não a dá, acho que cabe a eles procurarem novos meios para instruírem os seus alunos, terem novas e diferentes ideias, novos métodos de ensino, historias, filmes, fotos ou gravuras, os meios visuais são muito mais poderosos da que a própria fala ou escrita, levá-los fora da sala, ter convidados para lhes falar algo, etc.


Quero vos deixar aqui algumas sugestões para perceber-mos a importância do ensino e a maneira correcta de o fazer, então vou vos deixar aqui o link para o download de 2 grandes filmes que abordam o tema do ensino e um livro que vos apresenta novos métodos de ensino.


Conta a história de um professor de poesia nada ortodoxo, de nome John Keating, em uma escola preparatória para jovens, a Academia Welton, na qual predominavam valores tradicionais e conservadores. Esses valores traduziam-se em quatro grandes pilares: tradição, honra, disciplina e excelência.

Com o seu talento e sabedoria, Keating inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias.
O filme mostra também que em certa altura da vida, as pessoas, em especial os jovens, deveriam opor-se, contestar, gritar e sobretudo ser "livres pensadores", e não deixar que ninguém condicione a sua maneira de pensar, mas também ensina esses mesmos jovens a usarem o bom-senso.
         Download Legendado Parte 1:Aqui Parte 2: Aqui


Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a leccionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compor uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá à luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos leccionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda.
                               Download Dual Áudio
                            Parte 1:Aqui Parte 2:Aqui
                            Parte 3:Aqui Parte 4:Aqui




É um recurso valioso para todos os professores. Contém sugestões para a preparação das aulas, preparação espiritual e técnicas didácticas, como representação, sessões de debate, perguntas, ilustrações com uso do quadro-negro, lições com uso de objectos, e sugestões para envolvimento dos alunos.
Apresenta também ideias sobre controle do comportamento da classe, arrumação da sala de aula, e muitas sugestões para melhorar a qualidade do ensino. Use-o na preparação e apresentação das lições.
                                 Download  Português: Aqui      Inglês: Aqui

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...