Mensagens populares

domingo

A CERTEZA OU A INCERTEZA???


Pelo título podemos ser levados a pensar que é uma pergunta estupida e que todos queremos ter a certeza das coisas e nenhuma duvida, em relação a nada.

Mas vejamos; queremos ter a certeza do dia de amanha, se vamos ter dinheiro para comer, se vamos nos encontrar de perfeita saúde, se o nosso familiar vai melhorar, se vou passar naquele exame final, se vou conseguir passar na entrevista de trabalho e ser selecionado, se me vão pagar o ordenado, se vai chover, etc...

Temos duvidas e incertezas em relação a muitas coisas da vida e muitas vezes não sabemos nada do dia de amanha e isso deixa-nos assustados e stressados.

Agora vejamos a certeza; imaginemos que somos milionários e temos tudo o que o dinheiro pode comprar, uma vivenda, um helicóptero, um jacto, iate, um carro luxuoso, uma ilha, a mulher dos nossos sonhos, etc...

Com dinheiro conseguimos garantir a certeza de muitas coisas na nossa vida, mas será que por isso seremos felizes, por não termos de nos preocupar se temos dinheiro para comer amanha ou para pagar a renda, será que todos os ricos são felizes? Resposta é clara e obvia.. Não!!! E porque??? ao fim de um certo tempo não existe novidade nas suas vidas, tudo se torna obvio, certo, sem qualquer duvida, praticamente sabem o dia de amanha, é uma monotonia completa e total.

E ó que chamamos um paradoxo, precisamos dos dois, da CERTEZA E DA INCERTEZA, temos de viver pela fé, pela esperança de o amanha ser um melhor dia, apesar de não termos dinheiro para isto ou para aquilo, acreditar que de alguma maneira as coisas se irão resolver, dar um salto de fé, e essa incerteza de certa maneira torna a vida mais vivida e dá-nos maturidade e maior experiência de vida e crescimento emocional, intelectual e espiritual.

Ter certezas absolutas por outro lado dá nos uma sensação completa de conforto e de sucesso e um poder de realização incrível.

Aplicaria aqui o conceito do yin/yang.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...