Mensagens populares

sexta-feira

O PREÇO DOS COMBUSTIVEIS




Já á algum tempo que estava tentado a abordar este assunto do preço dos combustiveis em Portugal, a mim mete-me um nojo tremendo o que se passa em relação a isso, é que toda a gente vé o obvio, que existe uma concertação de preços, quando um aumenta, o vizinho do lado aumenta tambem, acho que os gajos telefonam uns para os outros ou então reunem-se num restaurante e discutem ali o assunto,- Olha hoje aumentas tu, amanha tu e depois tu! Deve ser uma conversa desse genero, talvez fosse no principio, mas agora devem-se ficar so pelo telefonema.

Outro dia ouvia um forum na radio e deu para aprender alguma coisa,  esses foruns passam na Antena 1, pelas 11:00 e na Tsf pelas 10:00. Entao esta coisa  não tem haver so com o nosso Pais mas com o Mundo inteiro, e se o consumo aumenta em Paises como a China e India e outros Paises Asiaticos que em geral consomem pouco, pois são na maioria pobres, entao quando tem mais poder de compra, começam a comprar mais e assim existem menos barris para vir para a europa e para a America e como tambem estão a produzir menos barris o preço claro que aumenta e então quem se lixa é o mexilhão, ou seja nós.

Outra das coisas que tambem faz com que sejam mais caros é a carga fiscal imposta pelo governo, ou seja o que governo vai buscar por cada litro de combustivel, vamos nos referir a litros para entender isto melhor,

A gasolina de 95 octanas, cujo preço de venda ao público nos postos de abastecimento da Galp, petrolífera líder no mercado nacional, vamos imaginar que está nos 1,252 euros, custaria ao público 47,7 cêntimos se lhe fosse retirada a carga fiscal que tem implícita, (ISP e IVA).


Feitas as contas, o Estado arrecada 77,5 cêntimos por cada litro de gasolina vendido, ou seja 62% do preço do combustível reverte directamente para as contas do Governo português.


Já no caso do gasóleo, a mesma operadora recomenda à sua rede de retalho imaginemos 1,026 euros por cada litro. Este montante cairia, expurgada a carga fiscal, para cerca de 51 cêntimos. Neste caso, o Estado arrecado os restantes 51 cêntimos, aproximadamente.

Estes valores referem-se a 2006, não sei se existem outros valores, mas o estado em 4 anos ja deve ter feito mais aumentos, e agora com a crise que nos encontramos decerto, mas decerto mesmo, não vão baixar os impostos sobre os combustiveis.

A Galp detem o monopolio dos combustiveis em Portugal e dita todos os precos no mercado e não á nada a fazer, eles falam e todos os outros os seguem, em relacao ao aumento de precos, e porque nao seguiriam? So tem a ganhar com isso, e depois dizem que nao á concertacao nenhuma de precos, e existe uma tal Autoridadse da Concorrencia, que supostamente ja investigou, apos varias reclamacoes, se haveria concertacao de precos, mas nao econtraram provas nenhumas, eu se estivesse com esses senhores perguntava-lhes;

Que tipo de investigaçao foi a que fizeram?

Quanto é o ordenado deles para fazerem um trabalho tao bom.

Trabalham tambem para a Galp?

Eu cheguei a reclamar atraves do site que eles tem na internet, passado um bom tempo responderam-me com a copia de um comunicado que ja tinham enviado para comunicao social, em que diziam nao haver provas de nada, mas nós somos burros ou qué? Esta na cara de toda a gente e so nao ve quem nao quer, que existe uma concertacao de precos em Portugal, a diferenca de um Posto para o outro é um centimo ou menos.

Mas amigos o que podemos fazer nos para protestar contra estes chulos que andam a meter-nos a mao ao bolso?

- Facam reclamacoes tal como eu fiz, no site deles ou nos Postos.

- Ponham combustivel nos Postos dos hipermercados, a diferenca neste momento, pelo menos é de 10 centimos, e aquela treta de que não são de tão boa qualidade é mesmo treta, ouvi na radio um antigo refinador da Galp afirmar que é tudo a mesma coisa, que o que se poe sao aditivos para dar cor e para dar as octanas e que essas quantidades é que podem variar, mas é tudo o mesmo.

- Quem vive perto da fronteira, ponha combustivel e compre gaz em Espanha, é sempre 10 a 15 centimos mais barato.

- Andem mais devagar, cerca de 90 a 100km/h nas Autoestradas e menos ainda nas Nacionais.

- Andem de transportes publicos, se vivesse em Lisboa ou no Porto era o que eu faria, mas aqui no Algarve é mais didicil.

- Facam um boicote, como aquele que Deco fez, de nao se por combustivel ao fim de semana, não teve foi resultado nenhum pois o povo nao é um povo de grande luta e puseram na mesma.

Pois é amigos, o povo ainda é quem mais ordena e todos juntos podemos fazer a diferenca e mudar isto tudo para que uns certos chulos coman tudo e os outros morram á fome, Por mim a luta continua...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...