Mensagens populares

sábado

Natal ou Consumismo???

Viva Amigos!!!!


Nada como vos deixar uma palavrinha sobre esta linda epoca em que nos encontramos.... pois é, estamos no Natal, mas o problema é que a maioria do povo nao sabe o que significa o Natal, eu tambem nao sou nenhum perito na materia, mas sei que o Natal nao tem nada a ver com o Pai Natal, pois esse senhor foi inventado pela Coca Cola, bem... em parte, pois o senhor existiu mas o personagem em si, invencao da referida marca para nos levar ao consumismo exigido nesta epoca.


Conta-se que a Historia é a seguinte;


O Bispo de Myra





Há muitos, mas mesmo muitos anos atrás, por volta do ano de 280 nasceu aquele que viria a ser mais tarde bispo de Myra, cidade da Turquia (hoje chamada de Demre). Após a sua morte foi santificado e chamado de São Nicolau, padroeiro das raparigas solteiras, dos pescadores, dos estudantes e dos prisioneiros, entre outros.



De entre os seus inúmeros milagres relata-se:


... ter trazido à vida uma criança já morta;


... ter salvo 3 marinheiros do afogamento durante uma tempestade;


... ter impedido o executor e ter salvo a vida de um prisioneiro;


Diz-se ainda que de forma anónima costumava oferecer prendas às crianças, deixando-as pousadas na beira das janelas.


Apelidado pelo povo da Rússia de "O Milagreiro", São Nicolau foi desde sempre ao longo dos séculos adorado pela generalidade dos povos da Europa. Por volta do início do século XIV, em França, é pela primeira vez simbolicamente associado ao acto das ofertas, e julga-se que nessa época terá começado o actual mito moderno de Pai Natal e de santo "presenteiro".


O Pai Natal da Coca Cola





A actual imagem do Pai Natal foi inventada pela empresa Coca-Cola nos anos 30, conforme recolha efectuada no web site da bem conhecida marca de refrigerantes. Nesse tempo, segundo alguns pesquisadores, a Coca-Cola procurava uma forma de aumentar as vendas dos seus produtos durante o inverno, altura do ano em que se verificava uma enorme quebra na venda dos refrigerantes. Contactaram então um conhecido ilustrador publicitário da época, de nome Haddon Sundblom, que criou uma série de memoráveis desenhos que recriavam e renovavam a antiga e algo tristonha imagem de Saint Claus, transformando-o numa versão bastante "rechunchuda" e colorida, vestido de traje de cor vermelha com orlas brancas de peluche e segurando uma Coca-Cola na mão.



O sucesso da campanha publicitária foi enorme.


A mensagem sublimar do Pai Natal que consome refrigerante ainda hoje perdura em alguns países; o historial pormenorizado, bem como outras referências, poderão ser consultadas no web site da Coca Cola.




E ainda temos a historia da arvore de Natal...


A Arvore de Natal




 A maioria das versões indica a Alemanha como o país de origem. A mais aceita dá conta que um padre alemão Martinho Lutero (1483-1546), reponsável pela reforma protestante do século 16, montou em sua casa um pinheiro enfeitado com velas para mostrar ás crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo. Ele teve essa idéia na véspera, ao observar o brilho das estrelas por entre as folhas dos pinheiros. Outra versão fala de S. Bonifácio (675-754), monge beneditino inglês que, numa de suas pregações, derrubou um carvalho para convencer os fiéis de que aquela árvore não e ra sagrada como eles acreditavam. Ao cair, o carvalho esmagou árvores menores que estavam ao redor. Sobrou apenas um pequeno pinheiro, que foi dedicado a Jesus Cristo.



E ainda a Data de Natal nao bate certo...

O Dia 25 de dezembro era uma data "pagã, podendo ser de origem solar... A Saturnal dos Romanos a precedia" (Nelson*'s Encyclopedia). Era ainda a data "da antiga festa Romana em homenagem ao Sol" (celebrando o nascimento do deus-Sol), segundo a American Encyclopedia. "A Saturnal era uma festa de prazeres desenfreados... A data do Natal foi fixada na mesma época" (M de Beugnot - História, Vol 2, pág 265). "A Igreja... voltando ao paganismo... precisava ter suas festas, e acabou por dar nomes cristãos às festas pagãs já existentes... identificando o Natal à pior das festas pagãs... fixaram para aquela data o nascimento de Cristo. (Aquela data) representava um dos piores princípios do paganismo -- o poder reprodutivo da natureza... A Igreja criou as festas chamadas cristãs, para substituir as pagãs... paganizando o Cristianismo... a fim de manter satisfeitas as mentes carnais do povo" (J. N. Darby - Col. Writtings, Vol. 29). Agostinho registrou que o povo estava tão determinado a ter festas que o clero se sujeitou a isso!

Bom!!! Com estas historias todas podem pensar que nao acredito na Natal, na realidade nunca gostei muito de natal, nem de todo o consumismo e festa envolvido ao seu redor, mas o natal, como a propria palavra diz, tem a ver com Natal(idade) com o nascimento de Jesus Cristo.


Nao tem nada a ver com o Pai natal, com a Arvore, as Festas ou a Coca cola, mas hoje em dia o povo ja nem sabe o verdadeiro significado do Natal, com tantas campanhas na telivisao com influencias que levam o povo ao consumismo e ainda pior ao credito para o consumismo, para comprar muitas vezes aquilo que nem necessitamos e o que oferecemos tambem aos nossos familiares e amigos aquilo que nao necessitam.


Eu tento reduzir sempre os presentes ao minimo, mulher, filho e mae e irma, os familiares mais chegados, e prendas que sejam uteis e necessarias, como roupas, calçado ou eletrodomesticos, e mesmo assim a escolha é dificil e o dinheiro tambem nunca é muito.
Mas fico impressionado ao ir as lojas e ve-las sempre cheias nesta altura, e apesar da crise mundial em que nos encontramos o povo nao deixa de gastar e se endividar para comprar presentes, e depois levam o resto do ano pagando os creditos e se nao á dinheiro, leva-se o carro, a casa, ou desconta-se directamente do salario, pois é amigos que o credito nao perdoa, pensem bem nisso.


Mas devem pensar que o Largueza nao quer que o povo se divirta, mentira!!! Claro que quero. O Povo tem direito ao divertimento e ao endividamento, pois cum catano quando morrer-mos nao levamos nada, entao toca a gozar a vida como se nao houve-se amanha e aproveitam a vida e gastem ate ao ultimo tostao.

O Consumismo no Natal





A verdadeira historia do Natal


Claro que a verdadeira historia do Natal tem a ver com o Nascimento de Jesus Cristo, acreditem nele ou nao, eu acredito, mas nao acreditarem nao vai mudar o facto de que o verdadeiro Natal é sobre o Nascimento de Jesus Cristo, mehor que as minhas palavras nada melhor que um bom video para vos esclarecer.







Sejam Gratos pelo que tem




 Desejo-vos a todos o Euromilhoes para satisfazer todos as vossas necessidades e desejos.


                                                    Um Bom Natal para todos








Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...