Mensagens populares

sábado

CONSUMO DIMINUI 3,4% NO MÊS JULHO(NÃO FAZ MAL SOMOS UM PAIS DE GORDOS)




O consumo privado diminuiu 3,4 por cento no mês passado, revelou ontem o Banco de Portugal. Este foi já o 8.º mês consecutivo de quebras no consumo familiar, uma tendência que ilustra o impacto directo das medidas de austeridade e do elevado nível de desemprego.

Desde 1978 – ano em que o consumo da sociedade portuguesa começou a ser registado – que não se assistia a um recuo tão intenso. Esta queda supera mesmo a verificada em 1984, ano em que o nosso país também esteve sob intervenção do Fundo Monetário Internacional.

Mas não ficamos por aqui. A situação tenderá a agravar-se ao longo do 3.º trimestre, visto que várias medidas de austeridade não estavam ainda em vigor em Julho. É o caso dos transportes públicos, que subiram 15% em Agosto, e do IVA na eletricidade e no gás, que subirá de 6% para 23% em Outubro.

Sem esquecer a altura do Natal, em que os portugueses com vencimentos superiores ao ordenado mínimo perderão metade do subsídio. Assim, a queda do consumo privado assume-se como uma das principais causas da contracção da economia portuguesa este ano.

Medo. As saídas dos certificados de aforro continuam. Os portugueses retiraram, em Julho, um valor líquido de 382 milhões de euros deste produto do Estado. A tendência mantém-se, apesar de menos expressiva que em Abril e maio.

Pois é amigos!!! No Mês de Verão o consumo baixa no pais? E eu a pensar que com tanto Tuga e Estrangeiro aqui no meu querido Algarve esta porra estava a melhorar? Mas acho que é só aparências, o pessoal vem, mas não gasta tostão, é só para inglês ver, e para dizer ao vizinho que foi mais um ano de ferias e ai está o seu bronze que confirma isso mesmo, mas está tudo a credito e endividado até aos cabelos, mas deixar de ir de ferias? Nem pensar nisso amigos!!!

Mas então nestes lindos dias de chuva que tem feito no Verão? Mesmo aqui no Algarve,(como hoje;), adoro-os), em que o pessoal se mete todo nos Centros comerciais e Hipermercados é para que? E á uns dias atrás levei uma hora de Albufeira ao meu local de trabalho que fica na Guia, e perguntam voces, porque? E eu respondo, porque estava de chuva e ia tudo se meter no Shopping da Guia,( e eu fui burro, porque conheço caminhos alternativos e não fui por eles) ouvi dizer que ouve porrada e tudo, e até a policia foi chamada, uma pouca vergonha amigos.

O Pessoal deve de ir ver as montras e ver se uns aos outros e comparar bronzes e desarrumar as lojas, pois não levam nada, e apanhar um fresquinho do Ar condicionado, pois mesmo de chuva continua um calor do catano:)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...