Mensagens populares

quarta-feira

O PRESIDENTE DO BRASIL: LULA E O PRECONCEITO



Discurso histórico de Lula contra o preconceito das elites brasileiras. Ocorrido no comício em Campo Grande/MS no dia 23/08/2010.


"A doença pior que existe na humanidade é o preconceito!

E eu sei quanto preconceito eu fui vítima neste País.

Hoje eu brinco com o preconceito...

Hoje eu falo "menas laranja", as pessoas acham engraçado.

Mas quanto eu falava em 89 eu era um "anarfa".

Porque a ignorância dos que me achava "anarfa" era de confundir a inteligência com o conhecimento e o aprendizado de um banco da escolaridade.

A ignorância...

A ignorância de algumas pessoas que achavam que só tinha valor aquilo que vinha de fora.

É americano? É maravilhoso!

É europeu? É extraordinário!

É chinês? É fantástico!


É japonês? É não sei o quê lá!

E se comportavam como se fossem cidadãos de 2ª classe ou verdadeiros "vira latas" que não se respeitavam e que não tinham auto-estima por si mesmos.

Quantas vezes me disseram....

Eu lembro, Zeca, como se fosse hoje:

Uma vez eu estava almoçando na Folha de São Paulo, e o director da Folha de São Paulo perguntou pra mim:

Escuta aqui oh candidato:

"Você fala inglês?"

Eu falei, não!

"Como é que você quer governar o Brasil se você não fala inglês?"

"Mas assim não é possível!"

Eu falei, mas eu vou arrumar um tradutor.

"Mas assim não é possível, o Brasil precisa ter um presidente que fala inglês!"

E eu perguntei pra ele: "Alguém já perguntou se o Bill Clinton fala português?"

Nãaaooo!

Mas eles achavam...

Eles achavam que o Bill Clinton não tinha obrigação de falar português.

Era eu, o subalterno do país colonizado que tinha que falar inglês e não ele falar português.

Teve uma hora, Zeca, que eu me senti chateado e levantei da mesa E falei: "Eu não vim aqui pra dar entrevista, eu vim pra almoçar".

"Se isso é uma entrevista eu vou embora"

E levantei, larguei o almoço, peguei o elevador e fui embora.

"Vou terminar o meu mandato, Zeca, sem precisar ter almoçado em nenhum Jornal e nenhuma Televisão"

Vou terminar o meu mandato.

Também nunca faltei com o respeito com nenhum deles Já faltaram com o respeito comigo

E você sabem o que já fizeram comigo. Se dependesse de alguns meios de comunicação eu teria 0% na pesquisa e não 80% de bom e óptimo, como nós temos neste País".


Vocês tiveram consciência de eleger um metalúrgico que tinha perdido muitas eleições por ser igual a maioria do povo. E o povo não acreditava que fosse capaz de dar a volta por cima. O povo não acreditava porque no's aprendemos a vida inteira que no's éramos seres inferiores. Que pra governar esse pais tinha que ser usineiro, tinha que ser fazendeiro, tinha que ser advogado, tinha que ser empresário, tinha que ser doutor e mais doutor. Um igual a gente não poderia governar o pais. No's não sabemos governar. Muito menos o coitado de um bancário (Zeca do PT), "se coloca no seu lugar bancário!" "Porque esse pais e' pra ser governado por banqueiro e não por bancário." "Se coloca no teu lugar mulher!" "Por que este pais e' pra ser governado por homens e não por mulher!" "Se coloca no teu lugar metalúrgico porque este mundo não e' pra ser governado por aqueles que moram no andar de baixo, mas por aqueles que moram no andar de cima!" E' assim que a escola ensinou, e' assim que a sociologia ensinou, e' assim que nos ensinaram a vida inteira! Ate' que um dia... eu lembro um poema do Vinicius de Morais, O Operário em Construção, eu aprendi que um operário poderia dizer não. E quando ele disse não a lógica perversa que estava montada nesse pais..."

Pois é Amigos!!! Aqui está uma boa lição sobre o preconceito e sobre o que "Grandes" que tem a mania que podem e mandam e humilham os "pequenos", mas o Lula é uma prova disso, perdeu três eleições, mas não desistiu e levou o Pais mais avante.

Ninguém diz que o Homem é perfeito, e nunca se pode agradar a Gregos e a Troianos, mas tem-se de lhe tirar o chapéu pelo que fez e conquistou, mesmo que com muita gente poderosa contra ele, o Povo é quem mais ordena, nem sempre bem, mas ainda assim quem mais ordena...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...