Mensagens populares

domingo

CONTRACTOS DE MOURINHO E RONALDO FINTARAM AS FINANÇAS

Os contratos de cedência dos direitos de imagem de José Mourinho e de Cristiano Ronaldo ao Turismo de Portugal, no âmbito da campanha de promoção externa que associou o País à Costa Oeste da Europa entre 2007 e 2009, foram celebrados com a sociedade irlandesa Multisports & Image Management (MIM), Limited. Com a assinatura dos contratos com a MIM, o valor unitário de 150 mil euros cobrado pela utilização das imagens de Mourinho e de Ronaldo não deu lugar ao pagamento de impostos em Portugal mas na Irlanda, onde o IRC é metade da taxa de 25% aplicada em Portugal.


A operação é marcada por contornos estranhos. O Turismo de Portugal diz que "a cedência dos direitos de imagem foi contratada com a empresa detentora dos mesmos, a MIM, Limited, sediada na Irlanda" e garante que "o principal interlocutor na negociação dos contratos foi Luís Correia, da Gestifute", detida pelo agente FIFA, Jorge Mendes.

Só que a Gestifute, que faz a gestão das carreiras profissionais de Mourinho e de Ronaldo, assegura que "a MIM não é uma empresa do Grupo Gestifute". E, mesmo sabendo que a MIM está registada "na Irlanda", deixa claro que o seu último beneficiário ou beneficiários "não é uma questão que [lhe] diga respeito".

Foi também Luís Correia, segundo apurou o CM, quem negociou com a anterior administração do Taguspark o contrato de cedência dos direitos de imagem de José Mourinho ao parque tecnológico, entre os Verões de 2009 e 2010 (ver peça ao lado). O CM tentou esclarecer a intervenção de Luís Correia na negociação dos contratos, mas a Gestifute não deu, até ao fecho desta edição, qualquer resposta.

Por terem sido assinados com uma firma sediada na Irlanda, a verba paga pelo Turismo de Portugal não só não pagou impostos em território português, como também foi sujeita a uma taxa de IRC de 12,5%.


CRAQUES OPTAM PELO MESTRE


Jorge Mendes, o proprietário da Gestifute, é hoje um nome incontornável no mundo do futebol internacional.


A empresa do famoso agente FIFA representa, além de Mourinho e Ronaldo, alguns dos mais conhecidos jogadores internacionais do Mundo. E, nos últimos anos, tem liderado algumas das maiores transferências no futebol mundial, como foi o caso de Nani ou Anderson.


MOURINHO DESISTIU DO TAGUSPARK


O contrato de cedência do uso da imagem de José Mourinho ao Taguspark, celebrado no Verão de 2009, devia vigorar, segundo os documentos incluídos no chamado Processo Taguspark, entre os dias 10 de Julho de 2009 e 30 de Junho de 2010.


Por não ter gostado do guião do filme publicitário que devia fazer com Luís Figo, que também celebrara um contrato da mesma natureza com o Taguspark, Mourinho acabou por desistir do contrato em Outubro de 2009.


As negociações desse contrato, segundo fonte conhecedora do processo, foram realizadas com "os agentes do Mourinho, a Gestifute", e, em concreto, "o Luís Correia. O valor contratual estabelecido entre o Taguspark e a Multisports & Image Management era, segundo os documentos incluídos no Processo Taguspark, de 250 mil euros. O treinador devolveu depois um cheque de 240 mil euros.


Pois é amigos!!! Isto dá que pensar; O Mundo gira á volta de dinheiro e quem tem mais, mais quer, e estes senhores não são diferentes de ninguém, e as evidencias estão á vista, com estes esquemas de fintas ao fisco.


Mas a gente pode pensar toda a gente faz e se estes famosos o fazem porque não podemos nos fazê-lo também? Fugir aos impostos? Mas o problema é que estes senhores trabalham noutro pais, então porque descontar aqui, onde se exigem mais descontos, ou  seja os impostos são mais maiores? Fica para pensamento...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...