Mensagens populares

quinta-feira

NAIDE GOMES: GANHA MEDALHA DE PRATA EM BARCELONA





Naide Gomes entrou na prova na frente e voltaria mais tarde ao primeiro lugar, mas entretanto muito aconteceu de permeio. A sportinguista saltou 6,64m no primeiro ensaio e, embora sabendo que detinha uma liderança provisória, também ficou segura de que não cairia numa situação de aflição natural quando surgem saltos fracos ou nulos a abrir. 

Depois, foi uma sucessão rápida de mudanças, que colocaram a letã Ineta Radevica, uma saltadora de comprimento e triplo que esta época contribuiu para o título nacional colectivo do FC Porto, na frente com 6,73m. Naide melhorou para 6,68m no segundo salto, mas a russa Olga Kucherenko (6,77m), líder mundial com 7,13m, a ucraniana Viktoriya Rybalko (6,78m) e de novo Radevica, desta feita com um recorde pessoal de 6,87m, remeteram rapidamente a portuguesa para o quarto posto.

Melhor marca nacional

Com um grande salto nulo no terceiro ensaio, que lhe daria larga liderança, Naide começou a arriscar, até porque Kucherenko chegara entretanto a 6,84m. Foi no quarto salto que tudo se conjugou: atingiu 6,92m, melhor marca nacional do ano, e chegou à liderança, que parecia difícil de anular. Porém, a réplica da surpreendente Radevica foi decisiva. Saltando logo a seguir, a báltica aterrou a 6,92m também, um novo recorde nacional, e ficou na frente, porque tinha um segundo melhor salto - 6,87m contra 6,68m. E isso decidiu a contenda, já que, no final, ninguém conseguiu melhorar.

Naide cumpriu o que se propunha e não poderia ter perdido por menor margem, saltando mais oito centímetros do que quando ganhou a primeira prata em Gotemburgo, em 2006, altura em que foi campeã a outra russa presente na final, Lyudmila Kolchanova, ontem quinta com 6,75m, atrás da ucraniana Viktoriya Rybalko (6,78m), que repetiu o quarto lugar de 2006.





Vindo de Naide já era de esperar uma grande prova, já provou que é uma grande atleta e tem trazido muitos títulos para Portugal. Que venham muitos mais...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...